Como fazemos?

O acompanhamento diário dos jovens é efetuado por uma Equipa Multidisciplinar, composta por quatro Técnicos:  um Assistente Social (Diretor Técnico), uma Psicóloga e duas Educadoras Sociais; uma equipa educativa composta por seis monitores de acompanhamento diurno e noturno e uma equipa de apoio composta por sete elementos: duas cozinheiras, três auxiliares de limpeza, uma roupeira e uma trabalhadora hortícola. Da equipa multidisciplinar, fazem também parte duas  professoras destacadas ao abrigo do art.º 68º do E.C.D., as quais prestam apoio escolar diário aos jovens e promovem o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas.

O Lar conta ainda com a colaboração de uma Pedopsiquiatra, em regime de avença.

Os Jovens acolhidos frequentam as Escolas da comunidade, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Mira: Escola Básica do 1º Ciclo de Praia de Mira, Escola Básica do 2º Ciclo e Secundária Drª Maria Cândida em Mira e o Centro de Formação da CERCIMIRA.

Para além destes Estabelecimentos de Ensino, existem ainda jovens a frequentar  Escolas Profissionais e o Ensino Superior.

O Lar conta ainda com o apoio de alguns voluntários que efetuam trabalho nas áreas de apoio escolar,  costura, ocupação de tempos livres e recolha de fundos.

O horário de funcionamento do Lar é de 24 horas por dias, durante todo o ano, sendo as visitas realizadas diariamente das 17 às 19 horas e ao fim de semana das 14 às 19, com aviso prévio.

O Lar tenta proporcionar aos seus jovens todo um conjunto de atividades lúdicas, culturais e recreativas, de modo a poder assegurar o rigoroso cumprimento do seu projeto de vida e são crescimento físico, emocional, social e espiritual.

Neste sentido,  desenvolvemos anualmente onze projetos:

1)      Projeto de Acompanhamento Familiar.

2)      Projeto de Treino de Competências.

3)      Projeto de Promoção de Autonomia

4)      Projeto de Acompanhamento Psicológico e Pedopsiquiátrico.

5)      Projeto de Acompanhamento Escolar.

6)      Projeto de Acompanhamento e Educação para a Saúde.

7)      Projeto de Educação Ambiental.

8)      Projeto de Desenvolvimento Sociocultural e Científico.

9)      Projeto de Educação Moral e Religiosa Católica.

10)   Projeto de Atividades Desportivas e Lúdicas.

11)   Projeto de Mecenato/Angariação de fundos e voluntariado.