Celebração do Natal 2015

1613_690670370969435_3360169380575510950_n

Na passada terça-feira 15 de dezembro de 2015, realizámos a nossa Ceia de Natal. Nos dias anteriores, decorámos a nossa Casa e realizámos alguns trabalhos de expressão plástica alusivos à época natalícia, redigimos as nossas cartas com o pedido da prenda de Natal. Estas cartas, como já é habitual há alguns anos, foram entregues a “Famílias Natal” que amavelmente procuram satisfazer os nossos desejos. No dia da Ceia, pusemos umas mesas muito bonitas no nosso pátio e as nossas funcionárias incansáveis prepararam um maravilhoso jantar! É uma azáfama que nos deixa sempre muito felizes, pois todos damos o nosso contributo para que a noite seja de grande alegria e espírito natalício, partilhada por esta grande família que somos no Frei Gil! Da ementa deste ano constavam: paté de atum com tostinhas, rissóis e pastéis de bacalhau, canja, bacalhau com natas, salada e grelos. Para a sobremesa: fruta variada, frutos secos, arroz doce, bolo-rei, pudins, gelado, mousse, molotof, natas do céu e vários outros doces e bolos, muitos dos quais oferecidos por várias pastelarias da comunidade. Agradecemos a todas as entidades e particulares que nesta e noutras épocas do ano tantos bens nos oferecem. 

A noite foi de grande animação e entusiasmo entre os rapazes, funcionários e alguns convidados que nos acompanham no dia-a-dia. Ao Presidente da Obra do Frei Gil, Dr. Augusto Rainho, à nossa Benemérita de tantos anos, Drª Dulce, e às nossas Professoras voluntárias Drª Isabel Maria, Drª Graça e Drª Maria José, um obrigado muito especial pelo seu apoio ao longo de todo o ano.

Após a Ceia, chegou o momento de chamar o Pai Natal! Muito bem-disposto e de viola a tiracolo, começou logo a maior animação. Depois, começámos a ouvir chamar pelos nossos nomes, dando-se início à entrega das prendas aos nossos rapazes. A alegria de receber a prenda desejada era muita, o que só foi possível graças às queridas “ Famílias Natal”. E, além das prendinhas destas Famílias, cada um dos rapazes ainda recebeu um saco de chocolates oferecido também por uma grande amiga da nossa Casa e um saco com toalhas, boxers, meias, desodorizante e perfume, oferecido pelo Grupo de Escuteiros da Gafanha da Nazaré! Que maravilha! Para todos os que nos proporcionam estes momentos, o nosso muito obrigado!

Os adultos trocaram a prendinha do amigo invisível e receberam também chocolates. Foi uma noite muito alegre e bonita que fica sempre na nossa memória como momento de amor, carinho, partilha e espírito solidário. Esta época é sempre repleta de solidariedade e amizade e sentimos que não estamos mesmo sós, pois são sempre muitas as visitas e ofertas que recebemos nesta altura do Natal.

Agora que já acabaram as aulas, muitos dos rapazes vão passar os dias festivos junto das famílias biológicas ou de afeto celebrando o Natal mais familiar junto dos que lhes são mais próximos.

Agradecemos profundamente a todos os que connosco colaboraram e contribuíram para que esta época Natalícia nos trouxesse mais alegria, satisfação, alento e esperança no futuro!

Um Santo e Feliz Natal!!! Obrigado pelo apoio e amizade! Um abraço natalício da rapaziada do Frei Gil!

12369050_690670514302754_5834739799149061118_n12360346_690670484302757_2601219363086703474_n12368989_690670584302747_5824649992842298407_n1475785_690670684302737_4167719179669216177_n

Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2015

Este ano, mais uma vez, a Obra do Frei Gil da Praia de Mira não quis deixar de participar no projeto do Centro de Ciência Júnior do Biocant Park de comemorar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, demonstrando assim gosto pelas plantas, pela natureza e compreendendo a sua importância para a nossa vida. No dia 18 de maio deslocámo-nos ao Biocant Park para participarmos nas atividades propostas pelo CCJ. Assistimos a uma palestra sobre o trabalho realizado pela empresa Converde na área da investigação de produtos amigos do ambiente para controlar pragas, produtos elaborados a partir do gérmen do tremoço. De seguida, dirigimo-nos à Quinta de Agricultura Biológica da INOVA com as cientistas do CCJ e outros participantes. Aí, foram-nos explicadas as regras da agricultura biológica e foram-nos apresentados todos os espaços e animais da quinta, desde o canteiro de ervas aromáticas, condimentares e medicinais, a horta, a estufa, o pomar, a pastagem, a cerca dos porcos, a cerca com pavões e galinhas e vimos, ainda, os viveiros. No final, aguardava-nos uma bela surpresa com tisanas e biscoitos. Regressámos depois ao laboratório do Centro de Ciência Júnior, para realizarmos algumas experiências relacionadas com plantas. Finalmente, mais uma surpresa: uma degustação vegetariana. Estava tudo delicioso! Adorámos participar nestas atividades! Agradecemos a oportunidade!

IMG_2358IMG_2367  IMG_2416 IMG_2411

Experiência no Centro de Ciência Júnior: “Sou planta e preciso de…”

Na quarta-feira 15 de abril fomos, mais uma vez, ao Laboratório dos Biocas, no CCJ na Biocant em Cantanhede, realizar uma experiência muito enriquecedora com as nossas queridas amigas cientistas Drª Margarida, Drª Catarina e Drª Cláudia. A experiência “Sou planta e preciso de….” permitiu-nos consolidar muitas aprendizagens sobre a produção de energia nas plantas e o processo de fotossíntese. Depois de uma abordagem mais teórica para aprofundarmos alguns conteúdos e noções essenciais, pudemos iniciar a parte prática que adoramos sempre, realizando uma atividade que nos permitiu preparar uma suspensão dos cloroplastos de algumas folhas de espinafre para depois, numa segunda atividade, podermos estudar a ação da luz e da temperatura na fotossíntese e, finalmente, observámos ao microscópio os cloroplastos e os estomas das folhas. Com estas experiências, confirmámos que as plantas não realizam a fotossíntese com ausência de luz e com aumento de temperatura. Foi mais uma tarde muito bem passada em que aprendemos fazendo, observando processos e resultados utilizando o método científico.
Os Rapazes do Frei Gil

IMG_2124 IMG_2158 IMG_2215 IMG_2229

Encontro solidário de Coros – Febres

 

11121762_1607152672904503_5599454242924984236_nDSC_0264

O Agrupamento de Escuteiros de Febres, mais precisamente o Grupo de Caminheiros e a sua Chefe Carla, organizaram com muito entusiamo e dedicação o Encontro Solidário de Coros que decorreu no Salão do Centro Paroquial de Febres no passado sábado 11 de abril à noite, a reverter totalmente para a nossa Casa. Este Grupo de Caminheiros já tem participado noutras atividades com os nossos rapazes e noutros eventos a favor da nossa Casa. Três coros aderiram a esta iniciativa com muita vontade e empenho: o Coro Infantil de São Caetano, o Coro Pequenas Vozes de Febres e o Coral Caetanense. Foi uma belíssima noite de sucesso, numa sala cheia de gente solidária e amiga da Obra do Frei Gil.
À organização, aos elementos dos vários Coros, às Entidades presentes e ao público dirigimos o nosso profundo agradecimento por todo o apoio aos nossos Rapazes e à nossa Casa da Praia de Mira. Que Deus vos ilumine sempre!

Bela tarde de cinema no Glicínias Aveiro

 

IMG_1370IMG_1365

Na tarde desta segunda-feira 23 de março, tivemos um ótimo primeiro dia de férias, pois foi-nos oferecida, pelo Departamento de Marketing do Glicínias Aveiro, a possibilidade de termos uma tarde memorável. Logo depois de almoço, saímos de Casa no autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Mira e rumámos, entusiasmados, em direção a Aveiro. Nos Cinemas do Centro Comercial Glicínias, alguns assistiram ao filme Paddington, outros viram Chappie e outros ainda Insurgent. Todos adoraram a sessão que escolheram, com os fantásticos enredos e efeitos especiais e as espetaculares cenas de ação a captarem todas as atenções. À saída, fomos amavelmente abordados pela Equipa da Direção do Centro Comercial que veio conhecer-nos e oferecer-nos um delicioso lanche! Mais uma vez, agradecemos a quem se preocupa connosco e nos proporciona estes maravilhosos momentos!
Os rapazes do Frei Gil

Jantar solidário na Quinta da Pintoura

 

IMG_1078IMG_1112No sábado 24 de janeiro, realizou-se mais um Jantar Solidário na Quinta da Pintoura, em Cantanhede, a favor da nossa Instituição. Há já muitos anos que o Grupo de Amigos da Obra, liderado pelo Doutor Padre Manuel Carvalheira e pela Dr.ª Dulce Andrade, tem vindo a promover este jantar. É sempre uma sala cheia de muitos convidados solidários e amigos da Obra, alguns já repetentes de há muitos anos, num ambiente de alegria e amizade onde todos se encontram satisfeitos por partilharem mais um bonito momento de confraternização e solidariedade. Mais uma vez, contámos com a amabilidade da Proprietária da Quinta da Pintoura que, gentilmente e de forma gratuita, tem cedido sempre este seu bonito espaço. Contámos também com a gentileza e o esforço das funcionárias da Quinta e das da Obra do Frei Gil, que trabalharam arduamente na preparação do jantar e na confeção das sobremesas. Incansáveis foram também os jovens que serviram às mesas: os Escuteiros de Febres e os nossos Rapazes da Obra, que demonstraram muito primor e agrado no serviço que desempenharam. Tudo estava uma delícia! Neste evento, estiveram presentes muitos convidados, bem como o Diretor, o Subdiretor da Obra, os Técnicos, Professores e Monitores e os nossos rapazes que se deliciaram com tantas coisas boas e com o ambiente tão agradável e caloroso.
Queremos expressar, mais uma vez, um agradecimento muito especial ao Doutor Padre Manuel e à Dr.ª Dulce Andrade, pois a eles, ao seu grande espírito humanitário, se deve todo o Evento e o grande apoio que incondicionalmente têm dado sempre aos nossos Rapazes da Casa da Criança da Praia de Mira.

JANTAR SOLIDÁRIO DA OBRA DO FREI GIL DA PRAIA DE MIRA

Informamos que o já habitual Jantar Solidário da Obra do Frei Gil irá realizar-se no dia 24 de janeiro de 2015 pelas 20h, na Quinta da Pintoura, em Cantanhede.

Há já vários anos que os nossos queridos beneméritos Dr. Padre Manuel Carvalheira e Drª Dulce Andrade têm vindo a organizar este evento a reverter a favor da Nossa Instituição, sempre com sucesso crescente! A eles dirigimos o nosso profundo agradecimento por todo o apoio que incondicionalmente têm dado aos nossos Rapazes e à nossa Casa da Praia de Mira. Que Deus os ilumine sempre e que este jantar seja mais um grande sucesso!

Para participar no jantar podem contactar diretamente a Drª Dulce para o nº 936404752 ou ligar para a nossa Casa nº 231471159.

INSCREVAM-SE!!